Mudanças no clima afetam parte do país. Veja a previsão para esta semana
A semana será marcada por chuvas fortes nas regiões Norte, Nordeste e Sul, enquanto o tempo seco deve predominar no Centro-Oeste, Sudeste e no interior do Nordeste.
NOTÍCIAS
Sr. Curioso
5/6/20252 min read


A semana entre os dias 5 e 12 de maio será marcada por mudanças expressivas no clima em várias partes do Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria avança pela região Sul, enquanto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém as chuvas intensas no Norte e Nordeste. Já o Centro-Oeste e o Sudeste continuam com tempo predominantemente seco.
No Sul, a chegada da frente fria deve provocar chuvas significativas, especialmente no Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem ultrapassar os 60 mm. Regiões do norte do estado e do centro-oeste de Santa Catarina também devem registrar precipitações entre 10 e 20 mm. Em contraste, o tempo firme deve predominar na maior parte do Paraná e no nordeste de Santa Catarina.
A influência da ZCIT permanece ativa sobre as regiões Norte e Nordeste, favorecendo chuvas intensas em estados como Roraima e Amapá, com volumes acima de 60 mm. Já no Amazonas e em áreas do Pará, os acumulados devem variar entre 20 e 40 mm. Por outro lado, Tocantins e o sudeste do Pará terão pouca ou nenhuma chuva, com volumes inferiores a 10 mm.


Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste
No Nordeste, os maiores acumulados de chuva são esperados para o noroeste do Maranhão e o litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas, com volumes superiores a 50 mm. Por outro lado, o interior da região deve continuar com tempo seco, especialmente no oeste baiano e no sul do Maranhão e do Piauí, onde a umidade relativa do ar tende a ficar bastante baixa.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o tempo segue estável. Há chance de chuva isolada apenas no noroeste de Mato Grosso, com volumes abaixo de 30 mm. No restante dessas regiões, incluindo o Distrito Federal, a previsão é de dias secos, com grande variação de temperatura entre o dia e a noite e pouca ou nenhuma precipitação.
Atenção redobrada com a baixa umidade e as chuvas intensas
De acordo com o Inmet, o tempo seco e as altas temperaturas no interior do Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste exigem cuidados extras com a baixa umidade do ar, que pode afetar a saúde, especialmente de crianças e idosos.
Já nas regiões com previsão de chuva intensa — como o norte da Região Norte, o litoral nordestino e o sul do Rio Grande do Sul — é importante evitar áreas de risco, como encostas e margens de rios, devido à chance de alagamentos, deslizamentos de terra e ventos fortes.