Descoberta histórica: maior reserva de ouro, prata e cobre do mundo é encontrada após 30 anos
Após três décadas de buscas e estudos, geólogos anunciaram a descoberta da maior reserva já registrada de ouro, prata e cobre no mundo. Essa jazida histórica tem potencial para transformar o cenário econômico global e atrair o interesse de grandes potências.
CURIOSIDADES
Sr. Curioso
5/20/20251 min read


A descoberta de recursos minerais é fundamental, pois esses elementos desempenham um papel crucial na indústria, sendo matérias-primas essenciais para diversos setores. Além disso, eles têm grande importância no comércio internacional, pois são comercializados como commodities no mercado externo. Por essa razão, descobertas de novas reservas minerais sempre ganham destaque na mídia — como é o caso da recente descoberta da maior reserva de ouro, prata e cobre do mundo.
Essa notícia foi anunciada pelas gigantes mineradoras BHP e Lundin Mining, que formam o consórcio Vicuña. Segundo elas, essa é a maior descoberta feita pelas empresas nos últimos 30 anos. A reserva está localizada em San Juan, na Argentina, e já é considerada a maior do mundo em ouro, prata e cobre.
Para a Argentina, a mineração é vista como um enorme impulso para suas exportações. Com essa descoberta, o país espera grandes aportes financeiros decorrentes da exploração desses metais, que devem transformar a economia local.
Maior reserva de ouro, prata e cobre do mundo
Esse otimismo tem base sólida. Para se ter uma ideia, o Chile — país vizinho que divide a Cordilheira dos Andes com a Argentina — exportou cerca de 50 bilhões de dólares em cobre em 2024, valor equivalente ao total das exportações do setor agroindustrial argentino, segundo o jornal Clarín.
Com a descoberta da maior reserva de ouro, prata e cobre do planeta, a Argentina tem grandes chances de entrar no ranking dos 10 maiores produtores mundiais de cobre na próxima década. O pico de extração dessa reserva está previsto para ocorrer por volta de 2028.
Segundo estimativas dos projetos Filo del Sol e Josemaría, responsáveis pela exploração da área, a reserva pode conter cerca de 13 milhões de toneladas de cobre, 32 milhões de onças de ouro e 659 milhões de onças de prata. Ainda conforme o Clarín, esses números podem ser ainda maiores, já que há potencial para identificar outras quantidades significativas de minerais na região.